0

Ambientalmente correto.


Combinar a construção civil com sustentabilidade está cada vez mais fácil devido a preocupação de profissionais com o assunto e devido à evolução da tecnologia. Devemos prestar atenção aos materiais que sejam mais próximos de seu estado natural e usem menos componentes químicos em sua composição e/ou fabricação. Quando não for possível escolher produtos sustentáveis, pois nem sempre tem um valor acessível, preste atenção em outros fatores como descartar os materiais em lugares impróprios e evite desperdícios.

Dicas para ser ecologicamente correto:

Madeira: use madeira com certificação de origem, que garante que o produto foi extraído sem a degradação de solo de onde foi retirado. A certificação também garante maior qualidade da madeira;

Tijolo: tijolo ecológico, ou tijolo de solo-cimento, possui processo de secagem ao sol, sem precisar ir ao forno. O seu uso em construções de casa médias poupam aproximadamente a queima de 60 arvores. Esse produto ainda reduz gastos com cimento e madeira e, em alguns casos, com massa corrida;

Telhados: Prefira telhas sustentáveis. Existe uma vasta linha de produtos relacionados, como a Onduvilla e a telha Onduline Clássica. São produtos fabricados por meio de técnicas mão extrativistas e o método de fabricação utiliza materiais que são reciclados e reaproveitados. Existe também a telha Onduclair, que por ser transparente, traz mais claridades ao ambiente e ajuda na economia de energia elétrica;

Água: instale um sistema de captação de água da chuva. A medida proporciona contas de água. Na construção civil a forma mais comum de de reaproveitar a água é a utilização da lavagem da betoneira, que pode ser utilizada depois na mistura de massas.

Escolha bem os produtos: Todo produto industrializados exige, em sua fabricação, o consumo de grande quantidade de energia, o que implica na emissão de toneladas de CO2 na atmosfera, prefira sempre produtos naturais.

Selo Verde




Com a importância dada à sustentabilidade do planeta, algumas entidades pró-ecológicas cumprem o papel de fiscalizar, reconhecer e indicar diversos produtos à venda no mercado que são ecologicamente corretos, devido à sua composição ou ao seu baixo consumo de energia, no caso de eletroeletrônicos. Para identificar esses produtos indicados para o consumidor que se preocupa com o futuro da Terra, as entidades atribuem os chamados Selos Verdes.

Atualmente, seis entidades são mais ativas na pesquisa e reconhecimento de produtos ecologicamente corretos no mundo, conferindo a eles o Selo Verde. São elas:
Procel: selo brasileiro atribuído a produtos eletrônicos que apresentam alta eficiência com baixo consumo de energia. O Procel foi criado pelo Ministério de Minas e Energia.
Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC): entidade que certifica regiões e produtos de manejo florestal usados na exploração legal e consciente de áreas verdes e protegidas.
ABNT Gestão Ambiental: certificado conferido a empresas brasileiras que utilizam métodos de gestão que preservam o meio ambiente, como consumo consciente de materiais de escritórios e economia energética.
Fairtrade: selo que reconhece os estabelecimentos e as empresas comerciais que respeitam o meio ambiente e o consumidor, vendendo produtos ecologicamente corretos por preços justos.
Leed Green Building Rating System: selo norte-americano que identifica as construções sustentáveis que utilizam recursos como reciclagem, reutilização, economia energética e outros.




0 comentários :

Postar um comentário