1
"Árvores em centros urbanos"


Qual a importância? 
A arborização exerce papel de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos. Por suas múltiplas funções, a árvore urbana atua diretamente sobre o clima, a qualidade do ar, o nível de ruídos e sobre a paisagem, no equilíbrio da temperatura, na proteção do  lençol freático, evitam o ressecamento do ar através da respiração, fornecem sombra, além de constituir refúgio indispensável à fauna remanescente nas cidades.
Segundo a Revista Visão Socioambiental, diz: “Um dos estudos pioneiros feitos na cidade de São Paulo confirmou, em 1985, que as áreas urbanas com maior adensamento de prédios altos promoviam maior acúmulo de calor enquanto as áreas urbanas com maior cobertura vegetal e presença de árvores contribuíam para a perda de calor mais rapidamente. De lá para cá, diversas pesquisas em várias cidades no mundo e no Brasil, continuam confirmando esses resultados.



Alameda das Espatódeas-Salvador


 Pesquisando mais a fundo:
A importância das árvores para o equilíbrio do planeta vai mais longe. Embora com uma grande variedade, elas apresentam uma característica comum: todas fazem fotossíntese. O que significa dizer que durante o dia elas absorvem radiação solar e gás carbônico e liberam oxigênio e água. Pensando que nossa respiração é o contrário desse processo (respiramos oxigênio e liberamos gás carbônico), fica fácil entender a importância de uma árvore para a nossa sobrevivência. No entanto, o ponto forte desse mecanismo não é apenas a produção do oxigênio, mas também a liberação de água. Na Amazônia, por exemplo, a quantidade de água proveniente das árvores é tão grande que regula as chuvas de quase todo o mundo. Porém, mais uma vez, não precisamos ir tão longe, pois as árvores das áreas urbanas também têm um papel muito importante.
O uso da vegetação é sempre apontado por vários pesquisadores como uma importante estratégia para amenização da temperatura do ar nas cidades, relacionada ao controle da radiação solar, ventilação e umidade relativa do ar. Um dos benefícios do uso da vegetação é a absorção de grande quantidade de radiação solar, emitindo uma quantidade menor de calor que qualquer superfície construída, por consumirem a maior parte da energia para sua sobrevivência. Além disso, as árvores oferecem menor resistência à dissipação do calor sob suas copas, garantem uma ação de descontaminação atmosférica e proporcionam sombra para os pedestres caminharem nos passeios durante o dia.

O quem tem sido feito?
Alguns moradores em Salvador se manifestaram contra o derrubamento de árvores.
“Já derrubaram duas e vão derrubar mais duas. Então, estou fazendo meu protesto pacífico par evitar isso, porque a cidade é minha casa e as árvores da cidade são as árvores do meu jardim”, afirmou o cidadão soteropolitano que se acorrentou a uma arvore para impedir o derrubamento, ao jornal A Tarde. 

O que se pode fazer?
Exigir consultas públicas para cada decisão tomada pela prefeitura com relação ao meio ambiente. E pressionar a elaboração democrática e urgente do Plano de Arborização Urbana. No entanto essas medidas só poderão ser tomadas com o apoio e COLABORAÇÃO de todos.


Referências



1 comentários :

Joselito Souza disse...

As construções (viadutos, estradas, casas, etc.) têm tomado cada vez mais os espaços verdes do planeta terras, e isso é crescente e inevitável, pois nem a população irá parar de crescer tão cedo e nem “progresso” irá se estagnar.
Ao optar por construções verticais e pelo replantio de árvores, estamos resgatando a qualidade visual, da paisagem, do ar dos ruídos. Portanto, essas iniciativas são muito interessantes e oportunas para o nosso espaço comum que é a face da terra.
Parabéns! Notícia muito interessante e bem ilustrada.


Postar um comentário