0















          Querem tirar o pouco que restou da mata atlântica 


    A paisagem das dunas que ficam na Avenida Carybé, na saída do bairro de Stella Maris mudou desde a manhã do último dia Agora, o branco da areia contrasta com as montanhas de terra colocadas no terreno. No local, será construído um novo posto de gasolina. "Durante a manhã, estava cheio de caminhão trazendo terra, estamos terraplanando e a construção já devem começar logo", conta um funcionário da obra que não quis se identificar. A mudança causou estranhamento para quem passa pelo local. Morador de São Cristovão há 15 anos, o motorista Marcos Vale, de 57 anos, lamentou a mudança. "Estão tirando a vegetação toda e colocando terra. Acho errado, deveria preservar a duna", afirmou. 

Apesar da areia branquinha e da vegetação nativa, segundo o superintendente da Sucom, Sílvio Pinheiro, o local não é considerado duna e logo, não tem o título de Área de Proteção Ambiental (APA). "A obra é totalmente regular, tem licença ambiental e tudo", argumentou. A situação, porém, é muito mais controversa do que parece, e os questionamentos recaem sobre a diretoria geral de Meio Ambiente, subordinada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), e sobre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que concedeu anuência prévia à Sucom.

 O Jornal da Metrópole apurou que um dos donos do posto já tentou vender o empreendimento para o proprietário de uma grande rede soteropolitana do ramo, mas recebeu um incomum não como resposta. A negativa é mais um indício de que tem alguma coisa estranha.

Critérios foram preenchidos, diz sucom 
A obra tem o aval da Prefeitura de Salvador, que defende a legalidade da construção do posto no local. O superintendente da Sucom, Sílvio Pinheiro, argumenta que, para conceder a licença, uma análise minuciosa foi feita. "O licenciamento de qualquer empreendimento passa por uma tramitação extensa de análise para verificar se existe algum tipo de limitação legal ou ambiental. Depois, se o projeto apresentado é compatível com o local a ser implantado e quando o empreendimento exige um licenciamento ambiental, esse licenciamento é feito pela Diretoria Geral de Meio Ambiente, que é de competência da Semut", explica. Ainda segundo Pinheiro, a obra é regular. "Tem pareceres conclusivos e favoráveis ao licenciamento, preenchendo todos os critérios legais para a construção. Por isso iniciaram a obra", garante. 

Ação "muito danosa" ao meio ambiente 
De acordo com o presidente da Universidade Livre das Dunas e Restinga de Salvador (Unidunas), Jorge Santana, a construção do posto de gasolina na localidade permitida pela Prefeitura será, certamente, impactante. "É uma intervenção muito, mas muito danosa ao meio ambiente. Nós chegamos a tempo para que eles não aterrassem até uma nascente que é importantíssima para essa localidade", disse o ativista ambiental. 

 Área  de zona de ocupação controlada
 Segundo Jorge Santana, a Prefeitura apresentou à Unidunas um alvará e uma licença ambiental expedidas em 2013 e ficou de enviar posteriormente os pareceres que foram dados para essa liberação ambiental, mas não o fez.  "A área fica no zoneamento de Zona de Ocupação Controlada (ZOC). Ela permite esse tipo de construção, mas nós precisamos certificar se houve ou não dano na área ambiental, isso que nós estamos avaliando", explica. 

O presidente da Unidunas ressalta que o fato de ser uma região ZOC não deixa de exigir a elaboração de estudos de impacto no meio ambiente. "Ao nosso olhar, isso não poderia acontecer naquela localidade. Primeiro porque é uma área que já está mexida e antropizada e segundo, vai se tirar um visual belíssimo daquelas dunas. Então, nós tomamos a atitude de levar isso para a 3ª promotoria, a doutora Hortência Pinho, para que se averiguasse a possível construção nessa área de dunas", pondera.

Mas outro descaso com a natureza, sempre as leis a favor de quem estar fazendo o mau, não importa os danos causados sempre terá a mão da corrupção no meio favorecendo os mais fortes e deixando a ética e a moral de lado. 


Referências:
http://www.metro1.com.br/-rea-de-dunas-na-av-carybe-e-devastada-para-construcao-de-posto-de-gasolina-5-48809,noticia.html

http://www.bocaonews.com.br/noticias/politica/meio-ambiente/90224,vereadores-so-assistem-destruicao-das-dunas-de-stella-maris.html




0 comentários :

Postar um comentário