Shopping sustentável.

0

plaza-shopping-ecod.jpg

Os aumentos na tarifa de energia elétrica e a necessidade de adotar políticas sustentáveis farão do Plaza Shopping um dos primeiros centros de compras do país a produzir parte de sua própria energia. Com um investimento de R$ 300 mil, o empreendimento desenvolveu um projeto de armazenamento e geração de energia fotovoltaica (solar).
Serão instaladas placas na cobertura do edifício garagem para a captação dos raios solares. A medida, além de contribuir com o meio ambiente, deverá reduzir em 13% o consumo de energia elétrica no prédio.
A implantação do sistema de aproveitamento solar, que começará a funcionar em agosto, foi desenvolvido pela empresa Satrix Energias Renováveis. Em parceira com a companhia cearense, estão sendo instalados 156 painéis em uma área de 255 metros quadrados, que gerarão uma potência instalada de 5.148 quilowatt por mês.
Panfletos explicativos sobre o projeto serão distribuídos para os clientes, com o intuito de conscientizá-los sobre a necessidade de reduzir os danos ao meio ambiente.
A iniciativa também reduzirá a emissão de dióxido de carbono (CO2). Espera-se uma diminuição em torno de 35 toneladas do gás por ano. Para o presidente do Plaza Shopping, Marcelo Tavares de Melo, a ideia não deve se restringir apenas ao edifício garagem. “Vamos começar pela garagem por ser um pouco mais fácil, mas vamos estudar para no futuro implantar o sistema no shopping”, afirmou à Folha de Pernambuco.
“A crise energética que o País está atravessando também nos ajudou na implementação das placas de captação de energia solar”, acrescentou ele.
Ações de divulgação
As ações de divulgação do sistema de armazenamento e geração de energia fotovoltaica começarão ainda este mês. Panfletos explicativos sobre o projeto serão distribuídos para os clientes, com o intuito de conscientizá-los sobre a necessidade de reduzir os danos ao meio ambiente.
“Estamos em um local totalmente verde. Sentimos que os nossos clientes já têm essa preocupação com a sustentabilidade”, salientou o presidente. O Plaza Shopping recebe diariamente um fluxo médio de 20 mil pessoas, provenientes principalmente de bairros da Zona Norte do Recife.
Fonte: Ibahia

0 comentários :

Postar um comentário