A poluição das Praias de Salvador

3

(Foto Reprodução Itapuã, Vivoverde.com)

 Um levantamento realizado pelo INEMA ( Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia ) , indicou que algumas praias de Salvador devem ser evitadas. E um dos principais fatores que resultam nessa condição é decorrente do esgoto que corre pelos canais pluviais , o arraste de lixo com as chuvas e a falta de educação da população que contribuem para que essas praias sejam assim consideradas. 

A avaliação das praias faz parte de um projeto de monitoramento ambiental que além de analisar a qualidade do ambiente, das águas e do ar, faz análise do comportamento das correntes oceanográficas e dos ventos. Esse boletim é feito semanalmente pelo INEMA. 



Isso não acontece apenas nas zonas mais pobres, onde são muitas as construções realizadas de maneira irregular  cujo esgoto é despejado na rede de coleta da água da chuva. Locais nobres como Pituba, Graça e Itapuã, ainda tem prédios e condomínios relativamente antigos que não têm ligação à rede de esgoto.
Antigamente se usavam fossas, mas elas saturaram e muitos ligaram à rede pluvial. Até hoje, muitos pessoas talvez por desconhecimento, não fizeram a ligação à rede 
(Foto Reprodução: Praia de Periperi, iBahia.com)

Esses esgotos tomaram grandes proporções ultimamente devido a força do progresso.

       (Foto Reprodução : Porto da Barra  SempreTops.blogspot.com)

Esgotos em estado bruto não devem ser lançados em rios, lagoas ou a céu aberto, pois contaminam os cursos d'água e causam doenças sérias como verminoses, hepatite, micoses e infestação de ratos.
Todos os imóveis devem fazer sua ligação à rede pública de esgotos, pois além de preservar o meio ambiente é uma obrigação, prevista em lei, do proprietário ou morador do imóvel. A Embasa sempre avisa aos moradores quando conclui uma rede. Agentes da empresa cadastram os imóveis, deixando a opção para o serviço de ligação ser feito pelo proprietário, sob supervisão, ou por funcionários da empresa, mediante pagamento pelo serviço de ligação parcelado na conta de água e esgoto.

3 comentários :

Unknown disse...

Inema lista 16 praias improprias para o banho.

De 34 praias da orla de Salvador e de Lauro de Freitas, na região metropolitana da capital baiana, 16 estão impróprias para banho no feriadão de Proclamação da República, que começa nesta quinta-feira (15). A informação é do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
A orientação do órgão é que os banhistas evitem as praias da Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), São Tomé de Paripe (em frente à Vila Maria), Periperi (atrás da estação férrea), Pedra Furada (atrás do hospital Sagrada Família), Boa Viagem (ao lado do forte), Roma (atrás do Hospital São Jorge), Canta Galo (atrás da antiga fabrica da Brahma, atual FIB), Ondina (em frente à rua Ademar de Barros), Pituba (atrás do antigo clube Português), Armação (em frente ao clube Inter. Pass), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao posto Salva Vidas e em frente ao posto Salva Vidas Patamares), Itapuã (em frente à Sereia de Itapoã), Farol de Itapuã (em frente à rua da Música / antiga rua K) e Buraquinho (em frente à barraca de praia Chalé).

esse tipo de situação aliado a ma informação por parte dos banhistas acarreta em doenças, impactos ambientais e também a economia local.

Unknown disse...

a referencia do comentario anterior: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/11/inema-lista-16-praias-improprias-para-banho-em-salvador-e-lauro-de-freitas.html

Joselito Souza disse...

De fato é muito preocupante a situação das praias de grande parte do mundo inteiro e muito especialmente das nossas praias, pois isso acaba afetando a qualidade de vida de moradores e turistas de forma imediata, por causa de doenças, poluição visual, etc, além de afetar a qualidade da fauna de da flora marinha, que são nossa fonte de alimentos direto e indireto.
Além disso, temos que ver que os mares nos proporcionam um equilíbrio dos climas, que, consequentemente, mantem a fauna e a flora da terra “seca”.

Postar um comentário