1
Salvador uma cidade mais limpa?

Como podemos definir como limpa a terceira capital do Brasil? Uma cidade sem lixo nas ruas, com seus bueiros sem obstruções, com seus canais limpos e o esgoto bem canalizado? Sim também, mas há a poluição visual que precisa ser analisada.

Foi criado, pelo vereador José Trindade, líder do PSL na Câmara, o Projeto Cidade Limpa, que propõe o combate à poluição visual e à degradação ambiental, preservação e recuperação do patrimônio cultural, histórico, artístico, paisagístico, e de consagração popular. A proposta defende a harmonização dos anúncios indicativos e publicitários com a área de veiculação, respeitando os valores, a cultura e os elementos naturais e construídos do Município. (Conforme site: Câmara Municipal)



Como o ano de 2014 é um ano bem importante, devido aos dois grandes eventos no país, como a Copa do Mundo de Futebol e as eleições presidenciais, esse projeto traz para Salvador um grande benefício, que tem como prioridade deixar a nossa capital bem mais vista e organizada, para nós moradores e também para os visitantes, já que somos uma das 13 cidades sede da Copa, vamos receber muitos turistas, além do normal.
Hoje as obras de paisagismo, esta sendo um dos carros chefes das obras para copa, na capital baiana, nas principais vias de Salvador e em torno da Arena Fonte Nova, que se ver recapeamento dos asfaltos, placas de sinalização, gramas sendo colocadas e as existentes sendo podadas, arvores sendo plantadas, meios-fios recebendo nova pintura. Porém precisamos de muito mais que uma maquiagem nos principais pontos turísticos, para nos tornar uma cidade mais limpa.



Vemos que nas periferias, subúrbios, ou seja, nos locais mais pobres de Salvador, temos ainda falta de saneamento básico, ruas e vielas que ainda não possuem redes de esgotos bem definidos, casas sem água, e com isso vemos a grande maioria da população sofrendo por falta das necessidades básicas de moradia, garantida pela constituição federal, já que como cidadãos, pagamos impostos por inúmeros tipos de serviços que utilizamos.





Não basta apenas limpar a cidade para os visitantes e os ricos, primeiro temos que dar o máximo de condições de moradia para toda a população de Salvador, digo o máximo, pois nada é gratuito, pagamos muito caro nos impostos, e não recebemos o retorno devido. Tem que se criar paisagismo nas periferias, criando praças arborizadas espaços de lazer.  Daí deve-se criar uma grande e forte campanha educativa de conscientização do povo, para que a cultura contra o lixo no chão seja realidade para chegar ao ponto da própria população fiscalizar, na sua rua, no seu bairro, e por fim chegar a cidade.


1 comentários :

Unknown disse...

Precisamos sempre levar esse assunto ao conhecimento , pois certamente necessitamos de muito mais que umas simples , recauchutadas nos principais locais de salvador '... devemos explorar e ter consciência que a nossa cidade merece respeito dos sistema públicos.. ' Salvador tem que ser muito mais que isso '..
Excelente Post !

Postar um comentário