CERCA DE 380 ÁRVORES SERÃO REMOVIDAS PARA PASSAGEM DE BRT

0

Prós x Contra

‘’ A derrubada indevida de árvores em Salvador será tema de reunião ampliada promovida pela Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador. O debate será realizado na próxima terça-feira (10), às 9h, no Anexo da Câmara, Edifício Bahia Center (Rua Ruy Barbosa) e tratará da atuação da prefeitura na retirada de árvores em diversos pontos da cidade.
Representantes de organizações ambientalistas, moradores e autoridades foram convidados. Mesmo sendo a terceira maior capital do Brasil, Salvador possuiu o menor número de hectares de verde por habitantes do país.’’
 “As empresas que estão construindo na cidade estão agindo de maneira autônoma, ilegal e arbitrária. As árvores são erradicadas sem laudo, sem documentação e, portanto, de forma ilegal. Queremos explicações”, afirma a ouvidora-geral, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que considera a atuação da prefeitura um crime ecológico.

A Secretaria Municipal de Transporte e Urbanismo (Semut) anunciou, pela imprensa, a remoção de cerca de 380 árvores do canteiro central das avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, por conta das obras do BRT. Além disso, vários moradores do bairro da Barra reclamam, por meio das mídias sociais, da retirada de árvores dentro do perímetro de requalificação da orla.’’
 ( http://www.cms.ba.gov.br/noticia_int.aspx?id=8212) , Salvador – Bahia, 06 de Junho de 2014.

‘’ Cerca de 380 árvores serão removidas do canteiro central das avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, por conta das obras do BRT, de acordo com o titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), Fábio Motta.

A informação foi apresentada, ontem, durante  audiência pública no Parque da Cidade sobre os impactos ambientais do modal de transporte que ligará a Lapa ao Iguatemi.

Estimado em cerca de R$ 800 milhões, o BRT (que inclui a construção de três complexos de viadutos) deverá ter a  ordem de serviço para o início das obras assinada no final do ano e a previsão é que seja concluída em 60 meses. ‘’
 













A implantação do BRT em Salvador será uma solução para o transporte de passageiros e um benefício para a população que utiliza o transporte coletivo, onde teremos um serviço de qualidade, menor stress para as pessoas pois reduz o tempo de espera em pontos e durante o itinerário. O Mega BRT, que tem capacidade para 50 passageiros sentados e 110 em pé, numa extensão 42 km. Inspirado no trem bala com ar-condicionado, circuito fechado, sistema de anúncio digital e de áudio da próxima parada, dois aparelhos de vídeo, sistema de câmeras interno e externo, GPS, moderna tecnologia, quatro portas do lado esquerdo, duas no direito, espaço para bicicletas e poltrona de obesos e cadeirantes e já foi testado na cidade de Salvador em 20 de março de 2011.

Porém não podemos aceitar o número de desmatamento de 380 árvores, pois as suas árvores tem suas importâncias: providenciar oxigênios, retém CO2  reduzir a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse, pois ajudam a diminuir a poluição do ar, promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação, reduzir em até 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local, responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade, reduzem poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares, promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes,  além das consequência que conhecemos e vivenciamos na mesma , tais como: aumento do efeito de estufa, erosão dos solos, destabilização das bacias hidrográficas, alterações climatéricas, desaparecimento de cultura, alterações do ciclo hidrológico, entre outros. Salvador também possuir o menor número de hectares de verdes por habitantes no país, onde a perda de 380 árvores,  irá diminuir cada vez mais esse hectare e agredindo cada vez mais os seres humanos e o p´próprio meio ambiente . Diante de tanta tecnologia podem ser adotadas outras medidas como a transferência da árvore para outro local evitado o desmatamento. De acordo com uma empresa australiana, denominada Vicroads, que criou um equipamento que promete salvar milhares de árvores. Com ele é possível remover uma árvore para plantá-la em outra região. Basta levar o caminhão até a árvore, com um equipamento especial que cava em volta dela sem danificar as raízes. Depois o veículo se desloca transportando a árvore para o novo lugar e plantando-a novamente, conforme a imagem abaixo.







0 comentários :

Postar um comentário