Lixo e Cidadania

0

"Moradores da rua Neide Gama, que fica na avenida vasco da gama, em Salvador, protestaram na noite de quarta-feira (12/05/2014) por causa da falta de coleta de lixo na região. Há quase uma semana, a LIMPURB não passa no local." Veja aqui esta reportagem na integra.


Em ano de Copa tudo virou motivo de manifestação. O que a população não entende é que muitas das situações vivadas no cotidiano, algumas vezes, não é somente culpa das politicas públicas falhas, mas também e talvez principalmente, por causa da falta de educação social. 

No ano passado (2013), a LIMPURB empresa responsável pele limpeza urbana da cidade de Salvador resolveu retirar das ruas alguns coletores com a intenção de eliminar permanentemente os pontos de descarte do lixo. Uma vez que a coleta é realizada diariamente na maioria das ruas da cidade, o ideal seria que os moradores depositassem os sacos de lixo pouco tempo antes da passagem dos caminhões de coleta. 

Na teoria este método seria bastante efetivo, na pratica não! Isso porque, corriqueiras falhas nos horários de coleta e ações de animais em busca de alimentos e pessoas necessitadas que abrem os sacos para retirada de materiais recicláveis provoca uma grande bagunça ou seja, lixo espalhado pelas ruas e a população insatisfeita.

Se por um lado, o problema deve ser corrigido com maior rigidez no cumprimento dos horários de coleta, informações para os moradores de cada rua e punição para quem depositar lixo em horário indevido. Por outro lado, falta educação e consciência ambiental na população. Por fim, a implantação de um programa eficiente de coleta seletiva e reciclagem subsidiado pelo poder público é comprovadamente uma forma de melhorar este problema. Além de trazer benefícios ambientais, a população é mais facilmente sensibilizada pelos ganhos econômicos e benefícios sociais.           


Vocês escolheram a semente
Plantaram
Regaram
Cultivaram
Colheram
Cozinharam e
Comeram.
Como ora reclamar da dor de barriga ?
Não semeie o que lhe é indigesto
.
                                                              

0 comentários :

Postar um comentário