Atividades físicas em rodovias movimentadas podem prejudicar a saúde.

1

                                   



  Usar os canteiros centrais das rodovias para prática de exercício físico pode prejudicar a saúde. Um exemplo na cidade de Salvador é as avenidas Centenárias e a Paralela onde existe um grande volume de veículos automotores e de pessoas praticando exercícios físicos.
   Entre os gases emitidos pelos veículos, o monóxido de carbono é o mais conhecido, pela quantidade produzida e pelos efeitos sobre a saúde humana. O monóxido de carbono dificulta o transporte de oxigênio no organismo, prejudicando o fusionamento do sistema nervoso, respiratório e cardiovascular.
    Quando o individuo esta praticando exercício físico o corpo precisa de mais oxigênio, o coração bombeia mais sangue para o corpo acelerando o metabolismo, se o individuo esta nesta situação e recebem altas doses de gases poluentes a tendência é prejudicar a saúde porque ao invés de estar recebendo ''ar puro'' ele esta inspirando o ar que vem diretamente dos escapamentos dos veículos.
    Uma solução é estimular a população a praticar exercício nestes locais quanto o fluxo de veículos for menor ou achar outro lugar adequado para não torna crônicas doenças que poderiam ser evitadas.



1 comentários :

Joselito Souza disse...

Infelizmente, essa é uma prática recorrente nos grandes centros urbanos. Vejam as ocorências diárias na Av. Paralela.
Buscar o condicionamento e a forma física em locais com grande concentração de poluentes é uma alternativa não pensada de forma adequada, pois acaba trazendo benefícios junto com malefíceis.
Seria bom se as ONGS e o poder públiuco dessem orientações adequadas a esse público.

Postar um comentário