0


O lixo na cidade de Salvador




A melhor forma para tentar reverter à situação, seria as coletas seletivas de lixo. Mas, para isto, faz-se necessário, primeiramente, que a sociedade tome consciência da importância de separar o lixo. Para a coleta seletiva ocorrer, primeiro é necessário que cada casa faça a separação do seu lixo em orgânico ou não, também seria bom haver um local estratégico onde a população pudesse deixar o seu lixo para a coleta, ao passar, recolher sem precisar ir de rua em rua, de casa em casa. Por fim, é necessário que haja o centro de triagem, onde ocorrerá a limpeza e seleção dos resíduos, para o material a ser reciclado poder ser vendido.

Coleta Seletiva nada mais é do que um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora. Estes materiais são vendidos às indústrias recicladoras ou aos sucateiros. As quatro principais modalidades de coleta seletiva são: domiciliar, em postos de entrega voluntária, em postos de troca e por catadores. A coleta seletiva domiciliar assemelha-se ao procedimento clássico de coleta normal de lixo. Porém, os veículos coletores percorrem as residências em dias e horários específicos que não coincidam com a coleta normal. A coleta em PEV - Postos de Entrega Voluntária ou em LEV - Locais de Entrega Voluntária utiliza normalmente contêineres ou pequenos depósitos, colocados em pontos fixos, onde o cidadão, espontaneamente, deposita os recicláveis. A modalidade de coleta seletiva em postos de troca se baseia na troca do material entregue por algum bem ou benefício. O sucesso da coleta seletiva está diretamente associado aos investimentos feitos para sensibilização e conscientização da população. Normalmente, quanto maior a participação voluntária em programas de coleta seletiva, menor é seu custo de administração. Não se pode esquecer também a existência do mercado para os recicláveis.

Junto com o aumento da população mundial e com o crescimento da indústria, aumenta também a quantia de resíduos orgânicos e inorgânicos na sociedade. Devido a grande quantia de lixo, reciclar se torna uma atitude cada vez mais  importante para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas.
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
          Principais empresas de coleta seletiva em Salvador:
               ·         STA Indústria de Plásticos e Reciclados Ltda
               ·         PH Comércio e Indústria de Artefatos Plásticos Ltda
               ·         JNE Comércio e Indústria Ltda
               ·         Imalaia Com e Ind de Artef. Plasticos Ltda
               ·         Ecoplásticos Bahia Reciclagem Ltda.
               ·         Andino Tubos
               ·         CAMAPET – Campanha de Coleta Seletiva de PET e Latinha
  


0 comentários :

Postar um comentário