Aldeia Ecológica: Um paraíso sustentável em Bali

1

Michael Huffman desenvolveu um projeto inovador num dos grandes paraíso do planeta. A aldeia ecológica em Bali, Indonésia. O arquiteto Huffman adotou um ditado do popular do país “Tri Hita Karana” (Não fazer mal uns aos outros, com a Terra, ou a Deus), sendo assim todo o projeto foi pensado de forma sustentável. Ele só utilizou materiais naturais num raio de 80 km e a mão-de-obra especializada do local para desenvolver este empreendimento. 

O empreendimento é um dos locais mais exclusivos do Bali, além de ser um excelente local para descansar hoje também é um exemplo de construção ecológica na região do sudeste asiático. As paredes foram executadas com terra socada a mão, similar a taipa no Brasil, e utiliza-se pilares de bambu. Foram utilizados cerca de 5% a 8% de cimento, calcário, pigmentos e terra local- eliminando a necessidade de transporte de material para a construção. O desenho da estrutura permite um melhor fluxo do ar e ventilação, dispensando a utilização do ar condicionado em muitos ambientes ( com exceção do quarto principal).

Uma estrutura de bambu foi criada para o telhado, reforçando com metal e uma fina camada de cimento. Todo o mobiliário interno foi confeccionado em bambu; armários, estantes, camas. Para não prejudicar o lençol freático (ja saturado na região) existe um sistema de filtragem dos efluentes de esgoto, onde as caixas de gordura são revestidas com plásticos e fibras de coco que realizam uma pré-filtragem antes de serem lançadas nos lagos. As águas cinzas dos banheiros são lançadas num tanque com peixes que se alimentam desses nutrientes. A água da chuva é coletada para ser usada nos períodos de seca da região para irrigar jardins e ser utilizadas, após filtração, para uso doméstico. 

Este empreendimento é uma prova que construção sustentável, conforto, design, estilo podem interagir harmonicamente para obtenção de uma edificação luxuosa. Diminuindo os impactos ambientais, trazendo uma interação do edifício com o ecossistema da região e promover uma construção de baixo custo.

As imagens abaixo trazem os detalhes da edificação em Bali.

Referências:
  • http://greensavers.sapo.pt/2013/09/08/bali-os-paraisos-tambem-podem-ser-ecologicos-com-fotos/
  • http://casa.abril.com.br/materia/em-bali-ecovila-utiliza-material-e-conhecimento-local-para-nao-agredir-meio-ambiente#6
  • http://www.calliarquitetura.com/#!noticias/cms9

1 comentários :

Joselito Souza disse...

Seria muito interessante se as ONGS e o poder público de cada país se preocupassem mais em adotar e manter paraísos ecológicos e incentivassem construções como essas, de modo eficiente e constante. Isso, além da questão da preservação ambiental que é tão urgente, atrairia o turismo ecológico, serviria de seleiro para remédios e santuário de preservação de determinadas espécies de plantas e animais ameaçadas de extinção.
Portanto, essa matéria é muito interessante e enriquecedora.

Postar um comentário